quarta-feira, 27 de julho de 2011

Stamaco fecha parceria com a ABPF-PR

Após pesquisas, testamos vários abrasivos para remoção de tinta em latarias que terminaram sem sucesso. Recentemente adquirimos o disco RemuVer® Stamaco e os resultados foram surpreendentes. Com sua fácil aplicação e baixo desgaste, superou as expectativas da equipe.

O Disco Remuver® foi desenvolvido para remoção de tinta, ferrugens, vernizes, pichações, impurezas e para restauração de peças metálicas e de móveis.

Disco RemuVer® - Stamaco
Hoje, recebemos a notícia de que a Stamaco vai nos apoiar, fornecendo o Disco RemuVer®, que será usado na  restauração dos Bens ferroviários da ABPF-PR.

Já chegaram os Discos RemuVer®, temos trabalho sábado e domingo.



Ferramentas com Qualidade, Segurança e Inovação.
 
A Stamaco é uma empresa brasileira fundada em 1992, que atua no mercado de acessórios para ferramentas e tem por compromisso a satisfação do cliente.
É este compromisso que norteia a filosofia da empresa, que tem como meta atender o cliente com produtos diferenciados quanto a qualidade, praticidade e segurança.
Em sua sede em São Paulo, oferece palestras e cursos sobre a utilização das ferramentas para todos os profissionais do ramo. Uma equipe de suporte comercial e técnica experiente, ágil e bem estruturada, que garante, juntamente com a qualidade dos produtos, a satisfação permanente de seus clientes.
Com todos esses quesitos a Stamaco conquistou o mercado em praticamente todos os estados brasileiros.

"Que ajuda a preservar, só tem a ganhar"
 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

LOCBRAS apoia o projeto do Vagão Maquete

Priorizando a reforma do vagão, a ABPF-PR recebe o apoio da LOCBRAS para sua conclusão,  determinando a entrega para este ano. A subgerente da LOCBRAS - Filia Curitiba Marlene Linhares, oficializou o apoio fornecendo os equipamentos necessários para o andamento da restauração. 

A maior locadora de ferramentas do Brasil.

Fundada em 1988, a LOCBRAS atua na locação de ferramentas elétricas e serviços de cortes e furos em concreto. Além de trabalhar com os melhores fabricantes (Bosch, Makita, Hilti etc) e oferecer serviços de alta qualidade com certificação ISO-9001:2008, a LOCBRAS tem para venda uma completa linha de acessórios para as ferramentas; assistência técnica integral para sua obra de construção ou reforma com soluções através das ferramentas e serviços.

A equipe da ABPF-PR agradece a LOCBRAS pelo apoio a causa e está pronta para iniciar a restauração.

"Quem ajuda a preservar só tem a ganhar."

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Restauração do Vagão Bagageiro

Com a manobra dos vagões realizada e as tindas doadas pela WEG em mãos, nossa equipe se prepara para iniciar o lixamento e tratamento da superfície do Vagão Bagageiro, o qual, será totalmente restaurado em condições operacionais e ficará abrigada a primeira maquete em escala HO da ABPF-PR.

A idéia de pintar em azul com faixa branca, remete ao layout da RFFSA que marcou época em torno dos anos 50.

Antiga composição RFFSA.

Vagão Bagageiro aguardando restauração.

Tintas doadas pela WEG.

Na maquete que será rica em detalhes, os visitantes conhecerão a operação simulada de trechos ferroviários do PR, como a Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba, a mais importante ferrovia do estado. Além de possibilitar a operação de diversas composições tracionadas por múltiplas locomotivas e aproximadamente 80 vagões.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Manobra inusitada

Sábado dia 9, iniciamos a jornada efetuando os reparos na Locomotiva Francesa, sanamos o problema na embreagem e lubrificação das braçagens.

Raul, realizando verificação de óleo e lubrificação.

Embreagem da Locomotiva Francesa, regulada e pronta para operar

Lubrificação das braçagens
 Após testes e verificações gerais, iniciamos a manobra do material, com o intuito de colocar dentro do Depósito a Locomotiva Elétrica e o Vagão Bagageiro. Ambos estão posicionados e prontos para iniciar a reforma.

Teste de tração.

Movimentação da Locomotiva Elétrica.

Metropolitan Vickers, Locomotiva Elétrica dentro do Depósito


Vista por baixo da Locomotiva Elétrica.

Finalizamos nosso dia com um pequeno acidente, uma peça se desprendeu do truque do carro de passageiros, causando o descarrilamento de um rodeiro. Mas já resolvido. (Ninguem se machucou.)


Descarrilamento inesperado.

Sábado que vem teremos mais manobras, estão todos convidados para presenciar e apreciar.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Em breve nova pintura

Após muitas propostas de layout para a pintura da Locomotiva Francesa, foi escolhida pela maioria dos associados.

Pintura atual

Layout de pintura escolhido

Por remeter ao passado, usamos como base a pintura da RFFSA fase 1, adequando ao seu tamanho e aos  rodeiros.
Já encomendamos a tinta à WEG, agora falta pequenos reparos mecânicos, pneumáticos e eletricos.

E assim, entregar a operação até agosto.

Mande também sua sugestão, ainda estamos abertos a novas idéias.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Campanha para a volta da Maria Fumaça entra na reta final.

A Campanha para a volta da Maria Fumaça, que termina nessa sexta-feira (1º), está sendo realizada dentro das perspectivas previstas, temos apoio de toda parte do pais desde o início do mês.

A cada R$ 15,00 (quinze reais) contribuídos, você terá direito a um cupom que, durante a validade da campanha, o habilitará a concorrer a:

1º prêmio: um par de passagens para a Litorina de Luxo da Serra Verde Express Curitiba / Morretes com almoço incluso, city tour em Morretes/Antonina e retorno de Van via estrada da Graciosa com parada no mirante São João da Graciosa;

2º prêmio: um par de passagens para a Litorina de Luxo da Serra Verde Express Curitiba / Morretes com almoço incluso, city tour em Morretes/Antonina e retorno de Van via estrada da Graciosa com parada no mirante São João da Graciosa;

3º prêmio: um quadro pintado a óleo da Locomotiva Nº250.

4º prêmio: um Kit Básico de Ferreomodelismo Frateschi.

5º prêmio: uma camisa da ABPF-PR.

Esta campanha é valida entre os dias 01/06/2011 até o dia 01/07/2011, com base na extração da Loteria Federal do dia 2/07/2011.

Há uma grande expectativa para a volta da Maria Fumaça em Curitiba, já que se trata do primeiro trem da regional. Infelizmente não temos data prevista para transporte do material para Curitiba, devido a problemas técnicos em nossa locomotiva, mas nossa equipe já esta trabalhando, afim de solucioná-lo.

Conto com o apoio de todos.


Estamos aceitando doações via internet pelo PagSeguro.

"Quem ajuda a preservar, só tem a ganhar."

domingo, 19 de junho de 2011

Que ronquem os motores...

Com expectativa, iniciamos mais um sábado de trabalho. A equipe estava ansiosa e animada para presenciar a primeira partida do motor retificado e a operação da Locomotiva Francesa.


Evandro, Paulo, Raul, Luiz, Victor e Leon (esquerda para direita)

Logo cedo, acertamos os últimos detalhes no motor da locomotiva e verificamos a parte elétrica. E aí está a primeira partida do motor feita pelo voluntário Victor Colombelli.


Após a partida, fizemos testes pneumáticos e de frenagem, para ela dar seus "primeiros passos".

Recolhemos a locomotiva para dentro do Depósito.

Já na "vala" fizemos a verificação e lubrificação do sistema de freio.
Finalizamos o dia tirando as medidas do futuro Carro Maquete, o qual em breve iniciaremos a reforma geral.

Equipe reunida no interior do carro maquete.

Agradecemos a todos que participaram desta vitória em especial nosso voluntário Luiz Carlos Buchmann de Araujo, a Sabó, a Baterias Cral, a Fargo Guindastes e a Serra Verde Express.

Contamos com o apoio de todos para nossas futuras ações e obras.

"Quem ajuda a preservar, só tem a ganhar."

terça-feira, 14 de junho de 2011

Que soem os tambores...

Chegaram hoje os bicos e a bomba injetora, regulados e prontos para a montagem. Como não perdemos tempo, iniciamos a montagem dos cabeçotes, para que amanhã possam ser feitas as regulagens necessárias e testes elétricos. A previsão é para que sábado o motor de sua primeira partida.


Bomba injetora Bosh e bicos injetores Flub.

Luiz Buchmann, limpeza do bloco e dos pistões.

Assentamento dos cabeçotes.

Cabeçotes assentados.

Contamos com o apoio de todos nessa etapa final.

 

sábado, 11 de junho de 2011

Dia da limpeza

Conforme combinado, a equipe compareceu e iniciamos o "dia da limpeza". No primeiro tempo, começamos com a parte interna do carro bagageiro, que serviu de depósito para as mobilias e ferramentas desta regional enquanto estavamos em processo de mudança. Durante a limpeza, fizemos o levantamento dos problemas internos como pontos de ferrugens e partes do assoalho que se desfazem por exesso de umidade.

Interior do carro bagageiro que era usado como depósito.

Interior do carro bagageiro, antes da limpeza.

Interior depois da limpeza.

No segundo tempo, iniciamos a limpeza da locomotiva Francesa, da qual dependemos de seu funcionamento para movimentar os materiais. Agora, estamos todos a postos para montagem da da bomba injetora, com a previsão de entrega pela mecânica Bosh para quarta-feira, dia 15/06.

Luiz Buchmann fazendo o hidrojatomento no motor.

Leon fazendo a limpeza manual.

Parte do motor limpa com o hidrojato.

Cabine da locomotiva limpa com o hidrojato.


Sábado que vem tem mais, contamos com o apoio de todos.

"Quem ajuda a preservar, só tem a ganhar."

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Carro Maquete

Em breve, mais uma atração será oferecida pela ABPF-PR. A execução do projeto do Carro Maquete terá início a partir de uma nova parceria realizada com a WEG Tintas - líder no mercado nacional de tintas em pó. A WEG Tintas também produz e comercializa tintas líquidas, industriais, anticorrosivas e marítimas para os mais diversos segmentos de mercado desde 1983 e está sediada na cidade catarinense de Guaramirim. Nesta parceria, a empresa contribuirá com a ABPF fornecendo as tintas e o treinamento do pessoal da regional para a aplicação no carro maquete durante a fase de restauração. Desde já, registramos nosso agradecimento à WEG Tintas.

Em um carro bagageiro original da composição Marumbi, que será totalmente restaurado em condições operacionais e pintado nas cores da antiga RFFSA, ficará abrigada a primeira maquete da ABPF-PR. No projeto, a área interna do carro será dividida em duas partes: no espaço originalmente destinado às bagagens, com uma área aproximada de 40 m2, será implantada a maquete modular em escala HO;  no outro, originalmente utilizado como alojamento da tripulação e com uma área aproximada de 4 m2,  será instalada uma oficina completa para manutenção de locomotivas e vagões em miniatura. Além das instalações físicas, o projeto prevê a realização de oficinas e palestras técnicas onde serão oferecidas dicas e orientações sobre o modelismo ferroviário.


Os visitantes terão acesso à maquete e à oficina de manutenção. Na oficina conhecerão os materiais e ferramentas utilizados para a prática do hobbie. Na maquete, conhecerão a operação simulada de trechos ferroviários do PR, como a Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba, a mais importante ferrovia do estado. A maquete que será rica em detalhes de relevo, cursos d’água,  lagos, cobertura vegetal e áreas de proteção ambiental, contando também com as principais estações, pontilhões e viadutos,  possibilitando operar diversas composições tracionadas por múltiplas locomotivas e aproximadamente 80 vagões. A equipe da ABPF-PR começa esta semana a limpeza do vagão, iniciando efetivamente a execução do projeto.

Para conhecer mais sobre o projeto entre em contato conosco ou faça-nos uma visita, aos sábados das 9h às 17h.

"Quem ajuda a preservar, só tem a ganhar."

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A tacada inicial...


Nossa equipe esteve em reunião com a diretoria da ABPF- Rio Negrinho - SC, na qual, confirmamos o inicio da restauração da locomotiva a vapor Nº11. Em breve, faremos a inspeção da caldeira com ultrassom, o que possibilita um diagnóstico preciso e confiável, teste hidrostático (pressão) e revisão da parte rodante.

Após finalizar os testes, previsto para final de agosto, iniciaremos a troca dos tubos da caldeira e reformas em geral. 

Locomotiva Mogul Nº11, aguardando o inicio da restauração.

Fornalha da caldeira, local aonde será feito o ultrassom

Caixa de Fumaça, localizado na parte frontal da locomotiva.
Contamos com o apoio de todos para a volta do passeio de Maria Fumaça em Curitba. Participe da campanha "Quem ajuda a preservar, só tem a ganhar.", a cada R$ 15,00 (quinze reais) contribuídos, você terá direito a um cupom que, durante a validade da campanha, o habilitará a concorrer a prêmios. Clique aqui e confira.

Para mais informações entrar em contato por e-mail ou pelo telefone: (41) 8414-1551 - Leon.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Kombi Clube de Curitiba apoia a ABPF-PR

Kombi Clube Curitiba fechou parceria na restauração da kombi ferroviária com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional Paraná. Mais uma kombi salva pelo projeto 'SALVEM AS KOMBIS' do KCC.

Em breve faremos o levantamento do que será necessário para restaurar iniciar o restauro.

http://kombiclubecuritiba.nafoto.net/photo20110518205949.html