domingo, 3 de julho de 2022

Novos itens anexados ao acervo


Em operação que se iniciou na segunda-feira 27 de junho de 2022, contando com a colaboração da Prefeitura Municipal de Paranaguá que custeou os guindastes para a execução da tarefa, três locomotivas manobreiras Toshiba fabricadas em 1973 pela Tokyo Shibaura Electric Company Ltd foram destinadas para preservação.

Com o emprego de duas carretas da MFG Transportes Especiais e Guindastes Ltda. as locomotivas que foram adquiridas pelo Ministério dos Transportes através do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis foram doadas em um acordo que envolveu a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), a Prefeitura Municipal de Paranaguá e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional Paraná.

A locomotiva de número 07 foi transferida da APPA para a Estação Ferroviária de Paranaguá, atualmente utilizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


No acordo firmado para a doação das locomotivas, esta deverá ser restaurada cosmeticamente para servir de atração turística no pátio onde fica o Marco Zero da Estrada de Ferro Paranaguá a Curitiba.

As locomotivas 08 e 09 foram transportadas pela BR-277 para a sede da ABPF Regional Paraná e chegaram a Curitiba na noite de 29 de junho.


Elas foram desembarcadas na rampa montada para carga/descarga de material rodante da Serra Verde Express em 30 de junho e foram reunidas junto com os demais materiais rodantes destinados a preservação pela Regional Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário