Projetos em andamento

> Projetos para a restauração do acervo ABPF-PR:


Restauração do acervo de material rodante de Curitiba - materiais contemplados:

- Locomotiva a vapor Mogul n.º 11, fabricada pela Baldwin Locomotive Works - Uma das primeiras locomotivas a circular na ferrovia Paranaguá a Curitiba. Reforma geral concluída em novembro de 2018. Atualmente, é a mais antiga do País em operação tracionando o Trem Caiçara entre Antonia e Morretes.

- Locomotiva Elétrica Metropolitan Vickers  907 - Embora originária da RMV (Rede Mineira de Viação) é o único exemplar da locomotiva elétrica utilizada no trecho eletrificado da Estrada de Ferro Paranaguá a Curitiba entre 1954 e 1965. Em análise.

- Automotriz M.A.N. n.º 24 - Litorina de 1938 fabricada na Alemanha pela Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg que circulou na ferrovia Paranaguá - Curitiba. Em fase de levantamento de orçamentos para reforma por parte de parceiro da ABPF-PR.

- Auto de Linha Kombi - Veiculo histórico e raro de verificação de linhas e transporte. Em análise.

- Autos de Linha Fairmont (AF 201) - Veículo histórico de verificação de linhas e transporte de pessoal. Fase final de restauro. Previsão: indeterminado por envolver adaptações de componentes.

- Auto de Linha a Vapor (Hilda) - Veículo histórico de verificação de linhas e transporte. Único no gênero no mundo! Em análise.

- Carro Administração A-03 - Veiculo histórico construído para a Ferrovia Norte do Paraná (NP), usado para o transporte de diretorias e políticos. Veículo completamente restaurado e operacional utilizado na cauda do Trem Caiçara entre Antonina e Morretes.

- Vagão-bagageiro - transformado em vagão-museu, abriga mais de 260 itens entre peças originais, fotos e documentos que contam a história da ferrovia em nosso Estado. Finalizado.

- Locomotiva Cooper-Bessemer (n.° 35) - uma das primeiras máquinas a diesel a rodar no Paraná. Em análise.

- Carro de passageiros P-107. Com quadro em aço belga Dyle et Todo em madeira. Restauração básica e operacional terminada em abril de 2019.

 - Carro de passageiros S-53. Todo em madeira. Restauração básica iniciada em maio de 2019. Concluído em outubro de 2019.


> Obras diversas:


- Construção de WCs na sede. Finalizada em janeiro de 2019.

- Ampliação das linhas internas - concluída em julho de 2018. Ao todos, construímos cerca de 120 metros em nosso pátio, prolongando as linhas existentes.

- Paisagismo com a criação de jardim, plantação de árvores e reorganização do pátio. Primeira etapa concluída em abril de 2019.

E mais a restauração completa da edificação do depósito de Locomotivas de Curitiba, em estudos de viabilidade. Previsão de apresentação: dezembro de 2019.